Visita à PCH Hidroluz – Imagens


Olá pessoal, faz um tempo que não apareço com novos posts aqui no blog, mas agora estou aqui.

Fiz esse post para compartilhar uma recente visita que eu e meus colegas do 4º período de Licenciatura em Matemática da Facimed fizemos a PCH Hidroluz, “PCH” significa: Pequena Central Hidrelétrica.

Para quem não sabe, uma Pequena Central Hidrelétrica ou simplesmente PCH, segundo definição da ANEEL, é uma usina de pequeno porte com capacidade instalada maior do que 1 MW e no máximo 30 MW. Outro limite da PCH é o tamanho de seu reservatório, que para ser classificada desta forma, não pode ultrapassar os 3 km². (fonte: Wikipédia).

Então não podemos necessariamente falar que uma empresa que gera energia a partir do fluxo de água é uma Usina, pois a UHE – Usina Hidrelétrica geram mais de 30MW e/ou reservatório com mais de 13Km2.

Então, voltemos ao post.

Foi uma aula de campo da disciplina de física II, com o intuito de nos mostrar como funciona a geração de energia de maneira sustentável. Observamos as turbinas do tipo Francis, foi nos informado também que a PCH Hidroluz funciona com o tipo Fio d’água, dessa maneira ela gera energia sem grandes reservatórios que utilizem grandes áreas.

Na PCH Hidroluz são usadas duas turbinas tipo Francis, que captam a água gerando 4800 kW de energia.

A Hidroluz sustenta também um projeto de Educação Ambiental, que tem como integrante o vocalista da bando Bioart, essa banda toca rock para conscientização ambiental.

Abaixo estão algumas imagens que reuni de nossa vista, curta e compartilhe.

Anúncios